segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Meu Girassol




Não é fácil admitir que o meu Girassol murchou e eu quis mantê-lo assim. Quando um novo sol aparecia, eu afastava-o dele. Mesmo notando um brilho interessante. Era interessante, mas não era desejável. Não naquela intensidade.


Depois de um bom tempo sem deixar meu Girassol reflorescer, resolvi mudar esse quadro. Sei que ele resistiu há tanto, sem mudar de terreno, porque se adapta perfeitamente a condições de solo pouco favoráveis e o seu cultivo não exige maquinário especializado. O pouco que eu dava era suficiente. Além do mais, possui raiz profunda, não é fácil arrancá-lo. Agora, irei regá-lo da forma que merece.

Hoje, novo sol nasce no meu quintal. Implorando atenção e uma chance de dá vida à minha flor. Desta vez, fiz diferente e acatei o seu pedido. Esta planta produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo. E o sol que reluz hoje, não é igual ao de ontem, nem o de amanhã.

Vou voltar sua corola para o sol, do nascente ao poente, e desfrutar de todos os bens que ele tem a me oferecer: de suas flores vou extrair o mel para adoçar a minha vida; vou deixar que suas sementes alimentem os meus sentimentos mais nobres e que o óleo, extraído delas, lubrifique o meu íntimo; de suas folhas, vou gozar o poder de alelopatia e usar a beleza do conjunto para ornamentar o meu caminho. O deixarei livre para praticar o heliotropismo e, assim, sobreviver. Afinal, trata-se da Flor do Sol. Porém, se um dia deixar de existir, ficarei com a matéria orgânica deixada no solo, pela sua morte. Até que outro sol resplandeça!

Pérola Negra.

---------- x ----------

"Isso será coragem minha, a de abandonar sentimentos antigos já confortáveis"
(Clarice Lispector)

2 comentários:

  1. Foi um tombo ler isso. Agora que me levantei, vou ditar uma ordem: escreva sempre, escreva mais.
    Além de lhe fazer bem, diminue as insistentes sementes do mal. Boa semeadura, Girassol.

    ResponderExcluir
  2. Geralmente, um tombo não é algo agradável. Mas, percebo que aqui ele teve um outro significado. Obrigada pelo incentivo! *-*

    ResponderExcluir